18 de outubro de 2013

A Primeira Guerra Mundial: Parte 2b (Os Momentos da Guerra)

2- Guerra de Trincheiras

As trincheiras passaram a ser utilizadas como estratégia de guerra, o que causou baixas aos exércitos que ainda insistiam no deslocamento de tropas. Mesmo fazendo uso de bombardeiro, gases e outras formas de ataque a longa distância, o mecanismo das trincheiras, que utilizavam metralhadores e rifles eram defendidas por arame farpado e sacos de areia, que causavam o fracasso de qualquer infantaria que tentassem se aproximar.


As trincheiras eram cavadas pelos próprios soldados, porém elas não eram muito espaçosas e pouco higiênicas. Vários soldados morreram por doenças, pois não havia lugares para colocar os corpos dos soldados que morriam e muitas vezes eles os empilhavam em algum canto ou os deixavam do mesmo jeito depois de mortos. Há fotos antigas que mostram que as fontes d'água de uma tropa alemã ficavam ao lado dos corpos dos falecidos soldados.


A Guerra das Trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial. Foi a fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha.

Obs: Um bom filme para observar como eram as trincheiras é o filme: Feliz Natal(Joyeux Noël) de 2005. 

4 comentários: