18 de outubro de 2013

A Primeira Guerra Mundial: Parte 1

O conflito teve inicio após o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto visitava Saravejo. Após várias investigações, descobriram o criminoso, um jovem que era integrante de um grupo terrorista Sérvio chamado mão-negra, que era contrário à influência da Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. O império austro-húngaro não aceitou nenhuma das medidas de paz tomadas pela Sérvia com relação ao crime e declarou guerra a Sérvia no dia 28 de julho de 1914.

Depois deste evento, os países europeus começaram a fazer alianças. E elas permaneceram até no decorrer da guerra. De um dos lados estava a Tríplice Aliança criada em 1882 (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha). E do outro a Tríplice Entente criada em 1907 (França, Rússia e Reino Unido1).

O Brasil não participou muito da guerra, ele apenas mandava medicamentos para os militares em combate. No dia 5 de abril de 1917 um submarino alemão afundou o Paraná (navio mercante a vapor que pesava 4.466 toneladas).


1 = A Itália entrou para o lado da Tríplice Entente em 1915

Nenhum comentário:

Postar um comentário